- Cuiabá
- DOMINGO, 6 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
“E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria”. João 4.4.
Meio dia, Sol escaldante, e não era por acaso que Jesus estava e passava por ali naquela hora, porque ali era o local para um viajante cansado procurar refrigério.
João nos apresenta Jesus como Deus, mas ele insiste em dizer que o Verbo se fez carne (Bruce). Jesus era Deus e se fez carne, portanto, era homem, e ficava cansado.
Ele ainda diz, citando Dies Irae: “A minha procura sentaste cansado”.
No verso 06, lemos: Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. (Tempo certo, soberania, predestinação).
Ele estava à procura de alguém que ele mesmo escolhera antes da fundação do mundo.
Aqui vai estar em foco a Mulher de Samaria: Entendemos que não é o homem que vai a procura de Deus, mas é Deus que vai à procura do homem.
Que podemos dizer a respeito da mulher samaritana?
1. MULHER PRIVILEGIADA
Ela foi encontrada pelo Senhor e evangelizada por ele. Ela não sabia quase nada a respeito de Deus, e foi
Esclarecida nos seus mais profundos questionamentos. Ela descobriu ali, junto ao poço de Jacó, que estava sendo buscada e chamada pelo próprio Messias tão esperado.
Os discípulos que tinham ido à cidade comprar pão ficaram admirados de ver Jesus conversando com uma mulher, e, principalmente, porque aquela era uma mulher samaritana. “As mulheres samaritanas eram consideras em estado perpétuo de impureza” e nenhum judeu em sã consciência se arriscaria em conversar com uma samaritana, para não ser contaminado cerimonialmente. As mulheres samaritanas eram comparadas aos piores pecadores excluídos, assim como a mulher adultera e os publicanos.
Mas ali estava ela, tendo a sua entrevista com o próprio Messias.
2. MULHER TOCADA NO SEU PONTO FRACO
Versos 16, 17,18: Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos 17,18 já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Todos nós temos nossos pontos fracos, e nosso inimigo nos ataca exatamente no nosso “calcanhar de Aquiles”. O sexo era seu ponto fraco, e Jesus apontou uma flecha diretamente para seu “calcanhar”: “Vai, chama teu marido e vem cá”.
O Espírito de Deus nos convence do pecado, da justiça e do juízo”, e, imediatamente, corremos para os pés da cruz de Cristo, onde o fogo da ira de Deus já passou, e abrigo seguro encontramos.
3. MULHER SEDENTA DA VERDADEIRA ÁGUA DA VIDA
Ela trazia um vazio muito grande em seu coração, e ela ainda não sabia que só Deus poderia preenchê-lo.
Tudo indica que era religiosa, mas…
João 4.10-15: Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus:
Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
Ela implora: “Dá-me dessa água”
Final: MULHER SEDENTA TRANSFORMADA, CONVERTIDA EM VERDADEIRA ADORADORA E MISSIONÁRIA:
João 4.20-26: Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus:
Eu o sou, eu que falo contigo!
Ela, naquela momento, encontrou o que procurava, o que muita gente ainda procura, preencher o vazio existencial. Era tudo de que precisava! João 4.28,29,30, 39-42: Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?
Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Mulher Predestinada, privilegiada, sedenta da água da vida, tocada no ponto fraco, transformada em verdadeira adoradora e missionária!
Jesus quer encontrar-se contigo aí aonde você está buscando água em cisternas rotas, mas ele que te dar água viva. Beba depressa da água que ele te oferece e nunca mais terás sede! Jesus está falando contigo!
João 4: 13. Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
14. mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
Apocalipse 22:17. E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.
Que Deus seja louvado!
Pr. José Corrêa Abrão