- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 3 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor 5nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, 6para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado. 7Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. 9Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, 10de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. 11Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo. 13Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. 14O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. Efésios 1:3-14 NAA
Observação. Sobre o Texto
O autor Apostolo Paulo em gênero literário discursivo louva a Deus de forma fervorosa dividindo em três partes; a Deus Pai que nos predestinou em amor para a sua glória (vs.3-6), ao Deus Filho que nos salvou por preso de sangue (vs.7-12) e ao Espírito Santo que é a nossa garantia de propriedade divina.
Uma peculiaridade aparece no texto, que se refere a união profunda que Deus determinou entre Cristo e o povo escolhido, que é a repetição das palavras Cristo 5x e Nele 4x.
Interpretação. Sobre o Contesto
O Apostolo Paulo para instruir os cristãos em Éfeso, as práticas em ser igreja explanou sobre, a eleição de Deus dos crentes em Jesus na eternidade, a salvação em Cristo no presente e a esperança do Penhor em resgatar a sua propriedade no futuro.
Paulo que estava em prisão domiciliar em Roma entre os anos 60-62 d.C., mudou a sua forma de escrever por não ter de tratar de um problema local então passa a escrever de uma maneira mais piedosa e com reverência.
Aplicação. Sobre Hoje
O texto nos dá três pontos claros em que podemos descasar e nos alegrar, o primeiro é que Deus o criador de todas as coisas nos “amou de tal manei que deu o seu Filho unigênito para todo o que Nele crer não pereça mais tenha vida eterna” (João 3.16), mostra que não é por mérito próprio e sim por graça, o segundo ponto que o texto nos mostra é que já temos tudo o que precisamos para uma vida plena e feliz “Ele nos deu vida, quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados” (Efésio 2.1), Jesus se entregou para que hoje pudéssemos escolher viver uma vida de santidade para louvar e engrandecer Aquele que nos predestinou, o terceiro ponto é que Cristo pediu a Deus que deixasse o Espirito Santo para interceder por nos “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre” (João 14.16), temos a consciência que esse corpo tem data de validade e que tudo que fizermos por nós mesmo passara, no entanto, o nosso espírito dura para sempre e podemos escolher qual o seu destino, o Espirito Santo é nosso selo de qualidade para a eternidade com Deus, procurem-No enquanto podemos achar.
Aluno: Luan Henrique Oliveira de Souza TURMA 1° ANO IBAA