- Cuiabá
- SÁBADO, 12 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
Encomendada pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, a última rodada de pesquisa realizada pela Percent nas cinco regiões de Mato Grosso, aponta dois deputados estaduais, Janaina Riva (MDB) e Eduardo Botelho (União Brasil), em disputa acirradíssima na busca pelo título de campeão de votos destas eleições gerais.
Pelo levantamento da Percent, Janaina apareceu em primeiro lugar com 4,3% das intenções de voto, seguida de perto pelo atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, com 3,9% de preferência. Eles estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro.
Outros dois deputados, Elizeu Nascimento (PL) e Nininho (PSD), cravaram exatos 3,3% das citações. É a segunda pesquisa em nível estadual que eles aparecem rigorosamente com o mesmo percentual na terceira colocação.
Na reta final da campanha, o primeiro-secretário da Casa de Leis, Max Russi (PSB), reagiu bem e pontou com 3,1%. Em se confirmando tal projeção, Max deve puxar outros dois candidatos, fechando bancada com três assentos no Parlamento. De acordo com os números da Percent, Fabinho, presidente da Câmara de Várzea Grande, e Beto Dois a Um, são os nomes mais fortes do PSB para ocupar a duas vagas restantes do partido.
Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), cresceu de forma exponencial na reta final da campanha e deve puxar Fabinho e Beto Dois a Um
Pelo União Brasil, Gilberto Figueiredo assumiu a segunda posição com 2,7%. Vale ressaltar que ele se recuperou nas pesquisas de opinião após a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, entrar na campanha dele de corpo e alma. O ex-governador, Júlio Campos, cravou 2,5% das citações.
Concorrendo à reeleição, Paulo Araújo (PP), arrancou 2,4%, seguido pelo atual presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB), com 2,1%. Fechando o pelotão de elite, o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSD), carimbou exatos 2%. O “galinho” deve ultrapassar a casa dos 28 mil votos, o que lhe assegura a segunda vaga no PSD.
Turbinado como apresentador de televisão, Wilson Santos (PSD), pode alcançar 28 mil votos, praticamente dobrando sua performance obtida nas eleições de 2018
Outros 40 nomes (veja gráfico abaixo) também foram citados com variação inferior a 2%. No entanto, pelo cálculo do coeficiente eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eles podem conquistar cadeiras no Legislativo.
“O equilíbrio harmônico entre Executivo e Legislativo nos últimos quatro anos, sobretudo, sem aqueles famosos escândalos de corrupção que ocorriam no passado, pavimentou a reeleição da maioria dos atuais deputados estaduais. A baixa renovação, algo próximo a 30%, ainda terá nomes conhecidos das urnas como Júlio Campos, Juca do Guaraná e Fábio Tardin. Estes ‘novatos’ já disputaram diversas eleições, logo não são frutos frescos e verdes”, explicou Ronye Steffan, proprietário da Percent.
Metodologia
A última pesquisa antes das eleições gerais, foi realizada pela Percent com 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a coleta de dados se deu entre os dias 28, 29 e 30 de setembro. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-07251/2022 e BR-07327/2022.
Fonte: Odocumento