- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 8 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), confirmou acordo com o primeiro-secretário Max Russi (PSB) para a eleição da Mesa Diretora que ocorre na próxima quarta-feira (1), logo após a posse dos parlamentares eleitos no pleito de 2022. Janaina Riva (MDB) será vice-presidente. Com a aliança, Botelho segue para o quarto mandato seguido como presidente.
A informação foi dada em primeira mão pelo O DOCUMENTO no início da tarde de terça-feira (24). O acordo foi selado na tarde desta quinta-feira (26) na casa de Botelho e teve apoio dos 24 deputados. “Estamos realizando algo inédito na Assembleia, porque de todas as eleições que eu acompanhei nunca houve um fechamento que houve a benção dos 24 deputados e nesta está tendo. É um fechamento que agrada a todos”, afirmou Botelho em entrevista coletiva após a reunião.
Após reunião, Max Russi, que postulava a presidência, mas seguirá como primeiro-secretário, disse que a composição foi a melhor escolha para Assembleia. “Eu era candidato, tentei até agora, e não houve a maioria. Chegamos a 10, 12 e o empate beneficiaria o Botelho. Então, entre irmos para uma disputa que seria difícil a vitória, resolvemos pela composição (…) Essa foi uma decisão que o meu grupo tomou, não foi do deputado Max”, disse
Para a próxima legislatura eles seguem como presidente e primeiro-secretário, respectivamente. Os demais cargos, conforme Max, ainda não foram definidos, mas de acordo com fonte de O Documento, a chapa para o biênio 2023/2024 para comandar a Assembleia será completada por Wilson Santos (segundo vice-presidente), Max Russi (1º Secretário), Valdir Barranco (2º Secretário), Elizeu Nascimento (3º Secretário) e Valmir Moretto (4º Secretário).
Fonte: Odocumento