• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 8 , JULHO 2025
  • (65) 99245-0868
06/02/2023 - 09:12

Senador de MT vê facilitação do Governo Lula na invasão de prédios dos Três Poderes e defende CPI

Wellington Fagundes cobrou investigação e punição aos envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro, em Brasília

O senador Wellington Fagundes (PL) afirmou na manhã desta segunda-feira (6) que o Governo Federal tem responsabilidade sobre as invasões aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8 de janeiro. Para a político, a entrada das pessoas que depredaram as sedes do Senado Federal, Palácio da Alvorada e Supremo Tribunal Federal, foi ‘facilitada’.

“O atual governo assumiu dia 1º e o quebra-quebra aconteceu no dia 8. Mesmo que a segurança em Brasília seja de responsabilidade do Distrito Federal, a Guarda Nacional é do Governo Federal. Então, houve falha sim, está detectado a falta da Força de Segurança para combater o vandalismo. Praticamente facilitaram o vandalismo”, disse em entrevista ao Bom dia MT, na TV Centro América.

Mesmo apontado responsabilidade do governo doo presidente Lula (PT), Wellingon defende punição aos envolvidos nos atos de vandalismo. “Não aceitamos e não concordamos com baderna. Quem depredou o patrimônio público irá responder na Justiça de acordo com o rigor da lei. Porém, é bom dizer também, que foram poucas pessoas, que a grande maioria dos manifestantes que lá estava não participou do quebra-quebra”, ressaltou.

Sobre a abertura da CPI no Senado, apresentada pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), para investigar a invasão, o político mato-grossense disse que apoia a iniciativa. “Com relação à CPI, que foi proposta pela senadora Soraya, ela já tem as assinaturas suficientes. Mas, estamos encaminhando uma proposição, para que se faça uma CPI limpa”.

O quebra-quebra em Brasília resultou na prisão de mais de 1,4 mil pessoas, sendo 63 de Mato Grosso. 653foram denunciados.

 

 

Fonte:  Odocumento

+