• Cuiabá
  • DOMINGO, 4 , MAIO 2025
  • (65) 99245-0868
18/03/2023 - 11:03

Fávaro faz encontro com 88 grandes produtores e empresas para contornar crise da ‘Vaca louca’

Ministro Carlos Fávaro enfrenta seu primeiro desafio: restabelecer as boas relações com importadores

O ministro mato-grossense, Carlos Fávaro, busca alternativas para destravar a exportação de carne brasileira, afetada pelo caso da Vaca Louca confirmado no Pará no dia 2 de março. Essa é a primeira prova de fogo dele à frente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Está prevista uma reunião do ministro com um grupo de 88 empresários do setor. O objetivo da pauta é único: Fazer com que as relações comerciais entre o Brasil e a China volte aos parâmetros normais.

Essa comitiva do Mapa deve anteceder a viagem do presidente Lula ao país chinês, onde haverá cerimônias e encontros formais.

A China interrompeu a importação assim que o caso foi notificado como suspeito. Até a data da viagem, programada para o final de março, a situação completará um mês. O preço da arroba  do boi também despencou, afetando toda cadeia produtiva e tendo o pecuarista como maior impactado. Governadores, parlamentares, ministros e empresários irão compor a delegação.

Conforme o Governo Federal, a “china é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, elevada a Parceria Estratégica Global em 2012. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024”.

 

 

 

Fonte:  Odocumento

+