- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 4 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
O estado tem 19 campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), 9 escolas técnicas estaduais, além de unidades do Senai e unidades privadas como o Grau Técnico que possui mil alunos matriculados nos cursos técnicos de enfermagem, radiologia, administração e eletrotécnica.
A pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, realizada pelo Itaú Educação e Trabalho aponta que o ensino técnico desempenha um papel estratégico na economia, fornecendo profissionais altamente capacitados, impulsionando a inovação, fortalecendo a indústria, gerando empregos, sendo assim um verdadeiro impulsionador econômico.
De acordo com o levantamento, se o Brasil aumentasse a oferta da modalidade de ensino em questão, o PIB (Produto Interno Bruto) subiria 2%, e a desigualdade social também diminuiria.
“Os resultados obtidos evidenciam que investimentos na expansão da oferta de ensino médio técnico valem a pena ser considerados. Isso não apenas no Brasil, mas também em economias em desenvolvimento com baixa produtividade. Há um significativo potencial de resultar em benefícios para a sociedade, como a redução da desigualdade de renda, o aumento do PIB e do bem-estar em termos de consumo”, relata trecho da pesquisa.
Um dos maiores impulsionadores dessa modalidade é a rede Grau Técnico. Como a maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes por semana.
Atualmente, o grupo conta com mais de 200 mil alunos em 130 unidades em todo o país. Com mais de 10 anos de fundação, já foram mais de 100 mil alunos encaminhados para o mercado de trabalho. Além de cursos de excelência com valores acessíveis para a população, a rede oferece bolsas de estudos anualmente.
Fonte: ODOC