- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 15 , JULHO 2025
- (65) 99245-0868
A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), formou 43 técnicos de enfermagem. O curso habilitou os profissionais para desenvolverem competências essenciais no atendimento à população.
A seleção dos alunos foi feita por meio de um edital público. Cerca de 3.211 candidatos passaram por uma análise documental, carta de intenção e entrevista. Desses, 43 alunos foram selecionados para realizarem o curso, que foi dividido em três turnos, sendo eles matutino, vespertino e noturno.
Os formandos cumpriram uma carga horaria de 1.800 horas, sendo 1.200 horas de atividades teóricas ou práticas e mais 600 horas de estágio obrigatório, para que recebessem a habilitação profissional em técnico de enfermagem.
Por meio da formação, os alunos desenvolveram competências e habilidades em diferentes cenários de aprendizagem, como salas de aulas, laboratórios de habilidades de enfermagem e unidades de saúde nos três níveis de Atenção à Saúde (Primária, Secundária e Terciária).
A superintendente da ESP-MT, Silvia Tomaz, destacou a importância da formação de profissionais habilitados para atuar na Saúde Pública de Mato Grosso.
“A oferta deste curso representa um compromisso institucional da SES e da Escola de Saúde Pública com a qualificação dos profissionais da saúde. A iniciativa tem como foco a formação técnica com excelência desses profissionais, alinhada às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e à legislação vigente para o exercício profissional”, destacou.
O formato do curso visa o desenvolvimento de todas as habilidades de enfermagem, conforme preconiza a Lei do Exercício Profissional para Técnicos em Enfermagem.
A formanda Laura Dias ressaltou que o curso foi essencial para que ela e os outros formandos possam atuar profissionalmente com competência e sensibilidade.
“Essa formação foi essencial para que hoje possamos dizer com orgulho: somos técnicos em enfermagem, prontos para servir com responsabilidade, técnica, amor e humanidade. Agradeço a Deus por ter nos permitido viver o cuidar da enfermagem e gratidão ao Governo de Mato Grosso, que nos proporcionou essa oportunidade, através da Escola de Saúde Pública. Que nossa trajetória inspire outros a acreditar no poder da educação e na grandeza de quem escolhe cuidar”, concluiu.
*Sob a supervisão de Ana Lazarini
MTGOV | Foto: ESP – MT