- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 7 , AGOSTO 2025
- (65) 99245-0868
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta quinta-feira (7.8), a 6ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Lucas do Rio Verde. Mais de 50 municípios estiveram representados na oportunidade.
Essa foi a primeira reunião itinerante de 2025. A CIB é um foro permanente de negociação, articulação e decisão consensual entre os gestores estadual e municipais nos aspectos operacionais e na construção de pactos estaduais, municipais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).
“A reunião da CIB é realizada, ordinariamente, uma vez por mês, sempre em Cuiabá. Agora, tomamos a decisão de descentralizar e estamos realizando aqui em Lucas do Rio Verde, com uma participação maciça dos secretários municipais para debater e deliberar importantes decisões na área da Saúde, seja na aplicação de recursos e de novos serviços para melhorar a assistência em Mato Grosso”, explicou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, agradeceu a escolha pelo município para começar a CIB Itinerante de 2025, pela descentralização da Saúde e a importância da colaboração entre gestões para atender a demanda desafiadora da Saúde.
“É uma satisfação enorme, é uma alegria poder receber todos vocês secretários, gestores, para essa importante reunião, tanto do Cosems ontem, quanto da CIB hoje, que normalmente debate as principais demandas e os principais avanços da Saúde no Estado de Mato Grosso. E aqui não é diferente. A Saúde é sempre uma demanda desafiadora”, disse Vaz.
Já a secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Ventura, destacou as melhorias significativas na saúde pública local nos últimos anos, além do suporte pela SES e dos repasses em dia, que fazem toda a diferença em uma boa gestão.
“Estou no quinto ano como secretária e posso afirmar que, se nós não tivéssemos a gestão estadual como está, de ter esse vínculo que nós precisamos, os tempos seriam muito mais difíceis. Quando eu assumi a Secretaria, nós tínhamos mais de seis meses de atraso. Antes, há sete anos, quando eu estava na Central de Regulação, chegamos a ter quase um ano de atraso de repasse no recurso estadual”, acrescentou Fernanda.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), Marco Felipe, agradeceu a receptividade da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e destacou que a CIB itinerante já é um sucesso.
“Tem sido bacana mesmo essa CIB itinerante, pisar no chão da fábrica para conhecer a realidade de cada município. E aqui em Lucas nós ficamos impactados com a forma de gestão. As unidades de saúde que nós visitamos ontem, realmente, são referência para o Estado de Mato Grosso”, concluiu.
MTGOV | Foto: Ana Lazarini | SES-MT