• Cuiabá
  • SÁBADO, 10 , JANEIRO 2026
  • (65) 99245-0868
09/01/2026 - 12:34

Prefeitura de Cuiabá tapou mais de 80 mil buracos em 2025 e executa ampla frente de obras

Mesmo diante dos desafios do primeiro ano de gestão, a Prefeitura de Cuiabá encerra 2025 com avanços significativos na área de infraestrutura urbana. Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras executou um amplo conjunto de ações que vêm transformando a realidade dos bairros e impulsionando o desenvolvimento da Capital.

Somente nos serviços de manutenção viária, mais de 80 mil buracos foram tapados, distribuídos em 2.646 ruas e avenidas. O trabalho incluiu ainda 305 quilômetros de patrolamento em áreas urbanas e 80 quilômetros em áreas rurais, além da execução de 15 quilômetros de micro revestimento asfáltico, mais de 5 quilômetros de pavimentação concluída e outros 37 quilômetros em execução. Também foram finalizados quase 6 quilômetros de recapeamento asfáltico, além de obras de pontes, drenagem e limpeza de bocas de lobo em diversos pontos da cidade.

As obras de recapeamento e recuperação asfáltica, totalizando 5,6 quilômetros concluídos, contemplaram vias estratégicas como a Rua Bom Jesus, no bairro Santa Marta; Rua Osvaldo da Silva Corrêa, no Despraiado; Avenida A, no Terra Nova; Avenida F, no Bosque da Saúde; Avenida Aycar Saddy (trecho parcial), no Jardim Presidente; além da alça de acesso à Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do viaduto da rodoviária, e vias no bairro Araés.

Dos 15 quilômetros de micro revestimento asfáltico, 10 quilômetros foram executados no bairro Tijucal, 4 quilômetros no bairro Quilombo, incluindo a Avenida São Sebastião e vias adjacentes, e 1 quilômetro no bairro Santa Cruz. O micro revestimento proporciona maior durabilidade, conforto ao tráfego urbano, aumento da segurança viária e prolonga a vida útil do pavimento.

Já as obras de pavimentação asfáltica concluídas, que somam 6,36 quilômetros, beneficiaram os bairros Jóquei Clube, Jardim Presidente I, São José, Sucuri, Parque Cuiabá e Parque Ohara. Em execução, com 37,76 quilômetros, estão os bairros Três Poderes, Residencial Coxipó (2ª e 3ª etapas), Jardim Gramado, Serra Dourada, Jardim Presidente II, Três Barras, Contorno Leste e Altos da Serra II.

As áreas rurais e algumas regiões urbanas com vias não pavimentadas também receberam serviços de patrolamento, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança aos usuários.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, o trabalho é contínuo.
“A manutenção das vias públicas não para. Quase 80 mil buracos tapados e catalogados evidenciam o abandono deixado por gestões anteriores. A determinação do prefeito Abilio Brunini é resolver os problemas com agilidade, e a população pode contribuir apresentando suas demandas para que sejam incluídas na programação de execução”.

Drenagem e bocas de lobo

A Secretaria também registrou números expressivos nos serviços de drenagem urbana, reposição de tampas e grelhas e limpeza de bocas de lobo, ações fundamentais para o escoamento das águas pluviais, a prevenção de alagamentos e a segurança da população.

Ao longo do ano, foram atendidas 1.892 bocas de lobo, 185 poços de visita, 10.990 metros de rede de drenagem e 111 caixas de passagem recuperadas. Também foram instaladas 257 novas tampas de bocas de lobo, realizadas intervenções em 185 poços de visita, 36 melhorias em calçadas e a instalação de 18 grelhas.

No segmento de drenagem, foram 121 pontos recuperados, 970 metros de vias requalificadas e 830 metros de novas drenagens implantadas.

Obras e construções

As equipes da Secretaria seguem atuando na construção de equipamentos públicos que ampliam a qualidade de vida da população. Estão em execução:
• Complexo Multiuso do bairro Quilombo;
• Praça do bairro Sucuri;
• Obras no Mercado do Porto, incluindo construção de muro e reconstrução das redes de drenagem e esgoto;
• Centro de Referência da Mulher Brasileira – Casa da Mulher;
• Centro de Convivência dos Idosos, no bairro Dom Aquino.

Pontes

No primeiro ano de gestão, a Prefeitura de Cuiabá também avançou na construção e recuperação de pontes. Três obras já foram concluídas: a recuperação da cabeceira da ponte de madeira na zona rural de Taquarassu, a reconstrução da cabeceira da ponte de concreto no bairro Canjica e a construção de uma nova ponte de concreto na zona rural de Taquaral.

Estão em fase de finalização as obras de recuperação da cabeceira da ponte do Moinho, que liga os bairros Planalto e Altos da Serra. Já a construção da ponte de concreto sobre o Rio Aricá, na zona rural de Santa Tereza, encontra-se em fase de readequação.

Meio ambiente e planejamento

A limpeza de córregos e a recuperação ambiental também marcaram o ano de 2025. Foram beneficiados os córregos Gambá, Urubu, Santa Isabel, Engole Cobra, Primavera e Abacaxi, além do desassoreamento de trechos dos córregos Barbado e São João Del Rey.

Foram concluídas as obras de recuperação dos taludes laterais dos córregos Abacaxi e Gumitá, enquanto os serviços seguem em execução no córrego do Gambá, onde também está em andamento a reconstrução do deságue no Rio Cuiabá.

Para 2026, uma série de novos projetos já está em planejamento, envolvendo pavimentação, drenagem e outras frentes estruturantes.
“Serão muitos ganhos para a população e para a nossa Capital”, concluiu o secretário Reginaldo Teixeira.

 

 

Prefeitura de Cuiabá  |  Foto:  Emanoele Daiane

+