- Cuiabá
- SÁBADO, 31 , JANEIRO 2026
- (65) 99245-0868
Em vigor desde o último dia 9, a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já beneficiou 4.513 motoristas de Mato Grosso até 14 de janeiro. Segundo o governo federal, a medida garantiu economia de R$ 2,74 milhões aos condutores que conseguiram atualizar o documento sem custos e sem a necessidade de comparecer ao Detran.
O novo sistema atende motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e que estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Em todo o país, 323.459 pessoas já foram contempladas, com economia total estimada em R$ 226,3 milhões. A renovação ocorre de forma automática na base nacional de dados e o documento atualizado fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a medida representa uma mudança de paradigma no Sistema Nacional de Trânsito ao diferenciar bons e maus condutores. A expectativa do governo é que mais de 10 milhões de motoristas sejam beneficiados ao longo do tempo, incentivando comportamentos mais responsáveis no trânsito.
O benefício não é válido para todos. Motoristas com 70 anos ou mais não são elegíveis, enquanto condutores a partir de 50 anos podem utilizar a renovação automática apenas uma vez. Também ficam fora da medida quem tem CNH vencida há mais de 30 dias ou validade reduzida por recomendação médica.