• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 3 , FEVEREIRO 2026
  • (65) 99245-0868
03/02/2026 - 10:08

Rússia diz que fim do New START seria “muito ruim” para segurança global, mas afirma estar pronta para mundo sem limites nucleares

A Rússia afirmou nesta terça-feira (3) que o fim do Tratado New START, acordo de controle de armas nucleares com os Estados Unidos, seria “muito ruim” para a segurança global, mas declarou estar preparada para um cenário sem limites para arsenais nucleares. O tratado expira nos próximos dias, e não há sinais de um acordo de última hora entre Moscou e Washington.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a não prorrogação do tratado pode levar o mundo a uma situação mais perigosa em curto prazo. Ele também confirmou que a Casa Branca não respondeu à proposta do presidente Vladimir Putin de estender informalmente alguns compromissos do New START por mais um ano.

Apesar do alerta, o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Ryabkov, afirmou que o país está pronto para um “novo mundo” sem limites para armas nucleares e destacou que a tríade nuclear russa está em estágio avançado de modernização. Ainda assim, disse que Moscou não pretende entrar em uma corrida armamentista, a menos que haja um reforço significativo do sistema antimísseis dos EUA.

A declaração contrasta com falas anteriores do próprio Putin, que afirmou em outubro que “a corrida armamentista já começou” e que a Rússia poderia retomar testes nucleares para acompanhar seus rivais. O vencimento do tratado reflete o alto nível de tensão entre Rússia e Estados Unidos, mantido ao longo de 2025, mesmo após encontros diplomáticos entre os líderes dos dois países.

Assinado em 2010, o New START é o último tratado de controle de armas nucleares em vigor entre as duas maiores potências atômicas do mundo. O acordo limita o número de ogivas estratégicas e prevê mecanismos de inspeção, hoje suspensos, sendo considerado um dos principais pilares da estabilidade nuclear global.

+