- Cuiabá
- QUARTA-FEIRA, 11 , FEVEREIRO 2026
- (65) 99245-0868
A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) deu início, nesta quarta-feira (11.2), às ações da Comissão da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) de 2026 com o lançamento da Campanha de Arrecadação de Livros e Materiais Escolares. A iniciativa busca mobilizar servidores e a população para a doação de itens novos ou usados, em bom estado de conservação, que serão destinados à Biblioteca Comunitária Saber com Sabor e a instituições sem fins lucrativos. A campanha segue até o dia 27 de fevereiro.
De acordo com a presidente da Comissão A3P, Sandra Bacani, a ação já se consolidou como uma prática recorrente da instituição. “A CGE tem um perfil solidário e participativo muito forte. Além de beneficiar quem precisa, a campanha também contribui com o meio ambiente ao incentivar o reaproveitamento de materiais em bom estado. Além de livros, estão sendo arrecadados itens como tesouras, lápis, borrachas, canetas e mochilas. O mais importante é que os materiais estejam em condições adequadas para utilização”, destacou.
Somadas as edições anteriores, a iniciativa já resultou na arrecadação de mais de 825 quilos de materiais, o que evitou o descarte inadequado de livros e itens escolares. Segundo Sandra, o volume arrecadado ao longo dos anos evidencia o impacto positivo da ação. “Os resultados mostram ganhos sociais e ambientais importantes, ao impedir que esses materiais sejam descartados de forma incorreta”, explicou.
Além da campanha de arrecadação, a CGE desenvolve, por meio da A3P, diversas ações voltadas à sustentabilidade, como o incentivo ao descarte correto de resíduos, o estímulo ao plantio de árvores, a disseminação de informações sobre a separação de resíduos e a realização de campanhas de recolhimento de resíduos eletrônicos.
“Nós trabalhamos essas iniciativas de forma contínua. Em 2026, retomaremos campanhas com vídeos educativos para reforçar a separação correta dos resíduos e boas práticas no ambiente de trabalho, como apagar as luzes, ajustar o uso do ar-condicionado e utilizar os equipamentos de forma racional. Nossa agenda é permanente, porque cuidar do meio ambiente é um compromisso diário”, concluiu.
MTGOV | Foto: Unicom / CGE-MT