- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 13 , FEVEREIRO 2026
- (65) 99245-0868
Em meio a uma área de nove hectares cultivada de forma sustentável, a Estância Surya, localizada em Santo Antônio de Leverger (MT), dá mais um passo para consolidar sua agroindústria familiar. A propriedade, que já atua com produção agroflorestal, agora se prepara para fortalecer a atividade com a comercialização de ovos caipira, buscando o Selo de Inspeção da Agricultura de Pequeno Porte (Siapp).
A propriedade recebeu a visita do assistente técnico da Empaer (Ater), Natan de Queiroz, responsável pelo preenchimento do formulário e pela primeira vistoria, etapa considerada primordial para a obtenção do selo.
Para Leandro, o momento representa a concretização de um projeto aguardado há tempos. As obras de adequação já foram iniciadas, mas foram temporariamente suspensas até que todas as orientações técnicas sejam oficialmente validadas.
“Nós paramos as obras para que possamos concluir tudo conforme os critérios apontados após a validação do formulário. Estamos gostando da forma como a Empaer e a Seaf estão conduzindo os trabalhos, especialmente nesse momento, com a visita técnica que nos permite iniciar o processo para chegar até o registro do selo. Estamos recebendo todo o apoio necessário para levar um produto de qualidade aos nossos clientes. Enquanto produtores familiares, agradecemos a dedicação e o empenho das equipes envolvidas, para que, junto com a Seaf e a Empaer, nosso produto tenha espaço no mercado”, afirmou.
O Siapp é uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar, pois garante que os produtos atendam às normas sanitárias exigidas, ampliando as oportunidades de comercialização. De acordo com a Coordenadoria do Siapp na Seaf, atualmente o Estado conta com 39 agroindústrias registradas na categoria familiar.
A expectativa da família é que, com a certificação, os ovos caipira produzidos na Estância Surya ganhem novos mercados, agregando valor à produção e consolidando o modelo sustentável adotado na propriedade.
MTGOV | Foto: Assessoria Seaf