• Cuiabá
  • QUINTA-FEIRA, 19 , FEVEREIRO 2026
  • (65) 99245-0868
19/02/2026 - 08:36

Botafogo perde na altitude e se complica na Pré-Libertadores

O Botafogo foi derrotado por 1 a 0 pelo Nacional Potosí, na noite de quarta-feira (18), no Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, na Bolívia, a 4.090 metros de altitude, pelo jogo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores. O único gol saiu no primeiro minuto do segundo tempo, em cobrança de falta ensaiada que terminou com cabeçada de Baldomar. A equipe carioca sentiu os efeitos da altitude e agora precisará reverter o placar no Rio de Janeiro para seguir na competição.

A partida foi marcada pelas dificuldades impostas pelo cenário boliviano. No primeiro tempo, o Nacional Potosí explorou as bolas paradas e levou perigo com Otormin e Baldomar, que chegou a acertar a trave. O Botafogo teve problemas na saída de bola, mas criou duas boas oportunidades no fim da etapa inicial, com Barrera e Newton finalizando com perigo.

Logo após o intervalo, Baldomar aproveitou a desatenção defensiva e marcou de cabeça, garantindo a vantagem mínima dos donos da casa. O time comandado por Martín Anselmi tentou reagir e quase empatou aos nove minutos, quando Montoro acertou a trave após cruzamento de Vitinho. O Nacional ainda teve um gol anulado por impedimento, enquanto o Botafogo priorizou evitar um prejuízo maior.

Leia Também:  Sob chuva, Fluminense vence o Botafogo no “Clássico Vovô” e garante vaga antecipada no Carioca

Com o resultado, o Botafogo precisa vencer por dois ou mais gols na próxima quarta-feira (25), no Estádio Nilton Santos, para avançar diretamente. Caso vença por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis. O Nacional Potosí joga por um empate para garantir a classificação.

RDM

+